Consuelo de Paula canta no Itaú Cultural

São Paulo - A cantora e compositora Consuelo de Paula faz shows de lançamento de seu segundo disco, Tambor e Flor (independente), nesta sexta e sábado, no Itaú Cultural, em São Paulo. Apresenta-se acompanhada pelos violonistas Jardel Caetano e Mário Gil e pela percussionista Cássia Maria. Cássia e Mário Gil participam do disco. Ele, além de tocar, assina direção musical e arranjos.

Voz das mais consistentes da música brasileira contemporânea (atuando na cena alternativa, onde de fato estão as vozes consistentes), Consuelo de Paula é natural de Pratápolis, Minas Gerais, onde o contato com folia de Reis, congado, moçambique era permantente. Adiante, em Ouro Preto, onde estudou Bioquímica e Farmácia, ouviu e viveu o barroco e a música moderna, a seresta e o carnaval.

O olhar para a terra, a música do chão (não mais, necessariamente, interiorana) é a base da criação de Consuelo, que está há 12 anos radicada em São Paulo. E, embora trabalhe muitas vezes sobre temas de domínio público e ritmos da tradição popular brasileira, Consuelo não é uma folclorista, mas uma musicista preocupada em revelar o tesouro cultural que vivenciou privilegiadamente: a sutil erudição desse tesouro, o brilho de uma cultura que ainda hoje se reelabora, arte forte e teimosa.

Serviço - Consuelo de Paula. Sexta e sábado, às 19h30. Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, tel. 3268-1777. Até sábado.


Mauro Dias

O Estado de São Paulo, 01 de novembro de 2002
Copyright © 2002 Agência Estado. Todos os direitos reservados.