"A Gazeta do Povo" do Paraná - 27 de outubro de 2000.

 

A cantora Consuelo de Paula apresenta canções de seu disco e estréia hoje e amanhã no Paiol

Uma mineira com sotaque universal

Consuelo: outras fronteiras e linguagem muito pessoal.

RODRIGO BROWNE

 

A voz suave e a elegância do repertório de Consuelo de Paula voltam a Curitiba hoje e amanhã no Teatro Paiol no SHOW Samba, Seresta e Baião.

Mineira de Pratópolis, hoje radicada em São Paulo, CONSUELO é uma das revelações da música brasileira nos últimos anos. Seu primeiro disco apresenta uma cantora voltada para a autêntica manifestação cultural do país, escapando das armadilhas de se tornar uma intérprete regional.

A moça vai muito além disso. A partir do momento em que elegeu três ritmos bem brasileiros para desenvolver seu trabalho de estréia, Consuelo de Paula conseguiu cruzar outras fronteiras cantando e trazendo uma linguagem muito pessoal para canções de autores quase desconhecidos e outros consagrados, como é o caso de Ataulfo Alves ("Lenço Branco"), Alceu Valença ("Espelho Cristalino"), Jayme Ovalle e Manoel Bandeira ("Azulão"), Antônio Nóbrega ("Na Pancada do Ganzá") e Chiquinha Gonzaga ("Lua Branca").

O repertório do SHOW inclui as canções do primeiro disco – Samba, Seresta e Baião, lançado por um selo independente no ano retrasado e muito bem recebido por público e crítica – e ainda músicas que ela pretende gravar num próximo projeto. Surpresas reservadas para o público curitibano, que inclui composições próprias e ainda uma versão de "O Ciúme", de Caetano Veloso que, na opinião de quem já escutou, é definitiva.

O contato de Consuelo de Paula com a música começou cedo, ainda criança, na pequena cidade do sudoeste mineiro onde nasceu, quando começou a participar de festas folclóricas, principalmente congadas. Cresceu. Formou-se em Bioquímica. Mas a paixão pela música falou mais alto.

Ela resolveu levar a sério seu trabalho de pesquisa do folclore mineiro, em especial sobre as congadas e folias de Reis. Hoje sua formação musical é extensa e inclui cursos de canto, violão e percussão.

Atualmente, CONSUELO está preparando um novo álbum que, além de dar continuidade ao seu já consagrado trabalho como intérprete, incluirá composições próprias. O SHOW de Consuelo de Paula no Paiol é mais uma boa oportunidade de ver de perto um trabalho consistente que merece atenção especial.

Afinal de contas, não é todo dia que chega a Curitiba uma intérprete que cante desde um samba-enredo carioca ("Portela na Avenida"), um ótimo baião ("Na Pancada do Ganzá") até uma autêntica música mineira ("Canto dos Congadeiros de Pratápolis), tudo com a mesma verdade e muita competência.